O Forasteiro e o Vilarejo inadequado



A vida era perfeita em certo Vilarejo que não conheceu a civilização tal como conhecemos, isolado de qualquer acesso ao nosso mundo, o povo ainda não havia conhecido nossas dores e muito menos nossa aparente alegria, não conheciam a propriedade privada, tudo era de todos e todos gozavam da liberdade.

Mas em um belo dia de Sol, um forasteiro apareceu por ali se apresentando como Senhor Empreendedor dos Santos. Portando algumas ideias sobre a liberdade, máquinas, computadores e um discurso que fazia a vida dos moradores do Vilarejo parecer inadequada. Em pouco tempo modificou a forma como Vilarejo funcionava, o que antes era de todos, passou a ser de poucos.

O Senhor Empreendedor dos Santos trouxe de seu Vilarejo alguns papéis, que segundo ele possuía algum valor, fez todos acreditarem que valia e distribuía em troca de um dia inteiro de trabalho, quem não se encaixava nessa nova sociedade, e ainda acreditava que tudo era de todos era julgado como vagabundo e posto em cárcere. Com o tempo as pessoas do vilarejo passaram a se odiar, se fixaram no que o suposto papel com um valor poderia trazer, e começaram a acreditar que a diferença que o papel causava entre os moradores era justa.

A correria dos dias fez com que o Vilarejo todo se esquecesse de como eram felizes antes da chegada do forasteiro, e justo esse forasteiro era visto como Herói, como o Homem que trouxe o progresso e a evolução.

O fato é que a vida já não existia naquele Vilarejo, o suposto papel com valor poluiu os rios, destruiu as árvores, poluiu os sonhos e destruiu os sorrisos. Mas ainda havia gargalhadas naquele lugar, quando as pessoas olhavam para aqueles que se recusavam a acreditar no valor daquele papel.

Autor: Wélio Meireles

O Forasteiro e o Vilarejo Inadequado - Parte II
O Forasteiro e o Vilarejo Inadequado - Parte III

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Fantástico, e nos sentimos o máximo graças a uma TV a cabo e um Smartphone, mal conhecemos a graça do desapego as aparências e as dependências da propriedade.

    ResponderExcluir
  2. E deixa você não possuir algo, deixa você andar com as mesmas roupas quase sempre, deixa você não trocar de celular, as gargalhadas serão certas. Vivemos nessa sociedade do Parecer, onde quem não "parece" incomoda.

    ResponderExcluir