Sobre


Blog Um Novo Sol nasceu em 24 de Novembro de 2012 na Pastoral da Juventude, no grupo JAH, grupo de base da Capela São Pedro da Paróquia Santo Antônio do Pimentas, em Guarulhos. O objetivo dessa organização é a evangelização através do blog e utilizando de informativos, artigos, poemas, contos e crônicas elaboradas pelos agentes pastorais da PJ.

Outra característica do Um Novo Sol é fazer memória dos acontecimentos que envolvem a PJ através de relatórios de encontros de grupos de base e de eventos, expondo reflexões e expandindo um debate e um novo olhar a cada novo leitor.

Depois de um ano de vida,  no dia 14/08/2014, com crescimento de visibilidade, o blog entra no âmbito diocesano ampliando assim seu alcance, e atingindo novas formas de trabalhar. O Um Novo Sol é uma ferramenta aberta para reflexões e críticas de quaisquer naturezas e desta forma estará mais acessível ainda.

Agora deixamos aqui a música "Nova Civilização", a música que inspirou a escolha do nome do blog.





Sobre a Pastoral da Juventude:



Para entendermos o objetivo do blog, temos que também saber o que é a PASTORAL DA JUVENTUDE.

A história da Pastoral da Juventude começa pelos anos 70 ou, até, com a Ação Católica Especializada (JAC, JEC, JOC, JUC), nos anos 60, os grupos da Ação Católica Especializada (JAC - Juventude Agrária Católica, JEC - Juventude Estudantil Católica, JIC - Juventude Independente Católica, JOC - Juventude Operária Católica, JUC - Juventude Universitária Católica) Se iniciou a forma de trabalhar com os jovens, formando opinião e ajudando o se autoinserir na sociedade e ajudar a inserir outras pessoas. A PJ aprendeu muito da Ação Católica, da Teologia da Libertação e da Pedagogia do Oprimido.

Ao final da ação católica, a CNBB viu a necessidade de criação de uma Pastoral para o jovem e com o jovem, baseado com o que foi aprendido na ação católica e tudo que a envolveu.

Objetivo da PJ é criação da civilização do amor, como é dito na bíblia em: Lucas 4, 18-22. Para isso a pj se une à cultura afro e aos movimentos populares, no âmbito da sociedade, fazendo nossas reivindicações e fazendo do jovem o protagonista de sua história.