Somos um Presente - PJ Santo Expedito 19/02/2017

Olá Caminheirxs!! No último encontro da PJ Santo Expedito, do Soberana, fomos convidados a pensar sobre o que entendemos por "Presente", se "somos presente" e sobre os dons que cada um tem em especial. Neste tema "Somos um presente", super vinculado ao tema do encontro passado "De Onde Viemos?", buscamos conhecer ainda mais nossos amigos, conversando sobre as qualidades e dons de cada um.

O encontro começou com a música "é missão de todos nós", junto com nossos amigos Evelyn e Samuel acolhendo, nos abraçando e falando que Deus nos deu o dom de algo, como por exemplo, o dom de continuarmos firmes na caminhada.

Duas amigas do nosso grupo, Gabi Feitosa e Heloisa, iniciaram uma oração de Chico Xavier e motivaram um Pai Nosso, a oração fala sobre acreditar no outro, ter garra, e lembrar que todos nas pequenas parcelas ajudam uns aos outros, conseguindo a mudança.

Fomos convidados pela nossa amiga Evelyn a recordar um pouco, partilhando como foi a semana e conversamos sobre o encontro passado, se alguém teria descoberto mais coisas sobre nossos familiares, costumes da época. Um dos comentários foi do nosso amigo Henrique.
"Tinha toda essa questão de que eles trabalhavam a semana inteira, produzindo, trabalhando a terra, tirando os frutos da terra e quando era no domingo eles iam e levavam tudo aquilo que era produzido, levava para a feira para passar adiante, vender, tira o dinheiro. Saiam de casa bem cedo no domingo, iam vender e enquanto um vendia o outro ia olhando para ver o que levava para passar a semana". Henrique.
Em seguida, fomos provocados pela Érica a refletir sobre o que achamos que é presente. Nossa amiga Bruna vai contar um pouco desse momento.
"Argumentamos sobre o que é presente. Várias opiniões sobre o assunto foram compartilhadas e a maioria defendeu a ideia de que as pessoas são um presente, a qual, concordo plenamente. Bruna".

Após isso, ouvimos a música "Pra Você Cuidar - Flávia Wenceslau " e foi usado um trecho muito lindo para motivar nossa dinâmica. "Repartirei o que há de mim de mais bonito pra você cuidar". Nossas amigas Bianca e Bruna irão contar sobre essa dinâmica e como foi a experiência e as sensações.
"Teve uma dinâmica bem maneira que nós recebíamos um papelzinho e fechávamos os olhos e o Samuel iria guiando todos para um lugar que tinha uma pessoa na frente, e teríamos que fingir que aquela pessoa era um presente e conversar com ela sobre as suas qualidades e o que gostamos de fazer. E foi um momento super incrível, porque geralmente não paramos para pensar nas qualidades das pessoas e conhecer mais sobre elas, foi um momento bem legal e descontraído." Bianca.

"Fizemos uma dinâmica, que na minha opinião foi o ápice do encontro. Nesta, o objetivo era receber a pessoa como um presente. Conversamos, rimos, e compartilhamos vontades e sonhos. Com essa dinâmica pude conhecer Pedro, garoto sonhador, cheio se objetivos e super simpático". Bruna.

Partilhamos o que cada um conversou com seu respectivo presente, esta partilha foi incrível e enquanto íamos comentando, nosso amigo Samuel ia anotando e produzindo um cartaz com essas anotações. Uma anotação simples, mas cheia de sentimentos, qualidades e dons de nossos companheiros de caminhada.

Acolhemos a palavra, com a nossa amiga Adriene entrando com a bíblia, junto com a música "Fazei Ressoar". Nosso amigo Gabriel fez a leitura 1 Coríntios 12, 4-11, esta leitura nos fala sobre os dons.

"Existem dons diferentes, mas o senhor é o mesmo, diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo, diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos".

Fizemos uma reflexão sobre sermos únicos e relacionados a história com quem somos. Foi um fechamento rápido sobre a importância da nossa história, quem somos e nossos dons, junto com a música "Tocando em Frente".

"Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si, carrega o dom de ser capaz de ser feliz".

Por fim, mas não menos importante, nossos companheiros Samuel e Érica, fizeram um fechamento, lendo o salmo 139 (138).
"Tu és a luz, Senhor,
Do meu andar, Senhor,
Do meu lutar, Senhor,
Força no meu sofrer.
Em tuas mãos, Senhor
Quero viver".

Érica reforça a importância de sabermos valorizar cada um de nossos dons e dos dons do próximo, para que saibamos continuar na caminhada. Com a intercessão de nossa mãe Maria, que foi a primeira a dizer "Sim" em receber um dom de Deus, rezamos uma Ave Maria e pedimos pelo nosso trabalho, nossos dons, que já vem sendo dispostos e manifestados nas tarefas e nas partes do encontro que foram feitas com a colaboração de algumas pessoas, para assim termos maior pertencimento ao nosso chão e construirmos juntos o Reino.
"Como é profundo, Ó Pai,
Tua sabedoria
Fizeste amanhecer,
Em Cristo novo dia,
E por teu Santo Espírito
Qual mãe de amor nos guia".
Por: Gabriel Soncini e Heloisa Pontes

Você também pode gostar de

0 comentários