SOZINHO NÃO DA PÉ - PJ SANTO EXPEDITO, 05/03/2017

  • segunda-feira, abril 10, 2017
  • Postado por Um Novo Sol PJ
  • 0 Comentários

Neste domingo, 05 de Março, aconteceu mais um encontro do nosso grupo, na Capela Santo Expedito - Soberana, e com visitas, Tainara (Biscoito) e Tauan da PJ Lavras.

Fomos acolhidos com a música, "Do Lado De Cá", num primeiro espaço com uma ornamentação usando um cartaz com os Dons e Qualidades dos membros do grupo, que foi construído no encontro passado "Somos um Presente", em volta, nossos nomes e idades e pendurado, fotos dos nossos momentos juntos. E QUE MOMENTOS EM!

Pensando, em todos os membros, os presentes do nosso grupo de base, sabemos que é preciso uma luz para nos guiar, uma luz de uma chama que não se apaga. Por isso, acendemos uma luz em forma de chama cantando o mantra.

"Em nossa escuridão acende esse fogo que não apaga não, não apaga não".

Um Pai Nosso é motivado por nossos coordenadores, agradecendo a vida, agradecendo aos presentes, e pedindo Luz para o encontro, para assim, iluminar os nossos momentos e nossas partilhas.

Para começo de conversa, partilhamos como foi o nosso último encontro, "Somos um Presente", como foram as duas semanas do carnaval, os famosos "Blocos de carnaval", e também partilhamos sobre nosso encontro da Companha da Fraternidade, no morro do Nhangussu - Água Azul, que foi SIMPLESMENTE INCRÍVEL.


Fomos provocados a pensar sobre as dificuldades da nossa vida e nosso pertencimento a diversos ciclos/meios e refletimos sobre as pessoas que contribuem na nossa vida. A pregunta foi a seguinte, "No dia de hoje, desde quando acordou até agora, quantas pessoas você precisou?", e percebemos que muitas vezes não paramos para pensar nisso e que essas pessoas acabam sendo, e são, muito importantes, seja no nosso cotidiano ou na nossa vida.
"O encontro do dia 05/03 foi muito interessante, ele me fez perceber a importância de cada uma das pessoas que convivem comigo nos mais diversos espaços, como o trabalho, faculdade, igreja, família, entre outros". Higor, 05/03.

Iniciamos uma dinâmica, cada pessoa recebeu uma folha de sulfite e um lápis, dobramos a folha em 8 partes e em cada parte colocamos o nome de uma pessoa, um grupo ou sentimento que são importantes para nós, após terminar de escrever, tivemos que recortar, um por um, até sobrar 4. A cada recorte, acabamos reprojetando a cena, em nossa mente, daquilo que foi e é importante, e logo percebemos o quão duro, o quanto é difícil, deixar de lado, arrancar, aquilo que nos transmite inúmeras sensações maravilhosas e que nos deixam felizes.


"Uma parte do encontro que eu gostei bastante foi a parte da dinâmica, em que nós tivemos que escolher quais eram as pessoas mais importantes no nosso dia a dia, tendo que decidir quais manteríamos por perto se tivéssemos que tirar algumas delas. Esse exercício me fez refletir que, por mais pequena que seja a influência de alguém na minha vida, está influência com certeza, irá acrescentar algo e fazer toda a diferença". Higor, 05/03.
"A parte que me marcou... foi quando tive que cortar a folha de sulfite que estava escrito as coisas mais importantes da minha vida. Isso foi muito difícil e frustante". Tainara, 05/03.

Nosso amigo Higor fez a leitura da bíblia, Marcos 3, 13-19, que fala sobre o chamado dos discípulos. Depois da leitura, fomos divididos em pequenos grupos de 3, e tínhamos que conversar e escrever numa folha sobre: "em que a vida de Jesus se parece com a nossa? O que podemos aprender com ele? Após discutirmos sobre as perguntas em grupo, partilhamos e vimos que Jesus tinha amigos, não viveu sozinho, eles conversavam, se ajudavam e cuidavam, tinham um propósito. Assim como Jesus, nós temos nossos amigos e companheiros, propósitos e conversamos demais, partilhando como foi nossa semana, e vimos também o quanto é bom, o quanto é gostoso ter pessoas ao nosso lado, até nos momentos mais difíceis.


"O encontro deste domingo falou sobre os discípulos de Jesus, os 12 seguidores, e qual seria a relação de Jesus e seus apóstolos com cada um de nós. Após um longo debate, chegamos ao resultado de que, todos nós temos os nossos "discípulos", que são aqueles que nos motivam e inspiram a cada dia, que sempre nos ajudam, e assim como os 12, nossos amigos também foram chamados por nós". Murillo, 05/03.


Após este momento, foi nos dado um compromisso, mandar um pequeno parágrafo para a coordenação, falando sobre a importância da união do grupo e como colabora ou colaborou em nossa vida e se possível, mandar junto com uma foto de um momento falando sobre.
Em seguida, ouvimos e cantamos a música, "Quase Sem Querer", do Legião Urbana. E que música!

"Já não me preocupo se não sei por que Às vezes o que eu vejo quase ninguém vêE eu sei que você sabe quase sem quererQue eu vejo o mesmo que você". Legião Urbana.



























E para finalizar, Samuel provocou uma reflexão sobre Quaresma com a fala das ações propostas pelo Papa Francisco, muito bom ler, tentem procurar e ler, vale a pena! E também rezamos um Pai Nosso para agradecer pelo encontro e pela união do nosso grupo, para assim, finalizar o nosso maravilhoso encontro.
Por: Gabriel Soncini



Você também pode gostar de

0 comentários